quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Três Paixões! Iniciada a nova pesquisa

fotograma da Paixão da Gaumont, de Alice Guy

Ao encerrarmos a pesquisa anterior sobre Estética e Narratividade nos Primeiros Filmes de Cristo, sentimos a necessidade de aprofundar alguns aspectos fazendo um estudo ainda mais pormenorizado de alguns filmes. Então iniciamos a nova pesquisa, que conta não somente com os aspectos típicos de levantamento bibliográfico, discussão, metodologias, etc, como também passaremos à análise fílmica propriamente dita. Os filmes escolhidos foram a Paixão da Pathé (1902/03), a Paixão da Gaumont (1906), ou de Alice Guy, e Da Manjedoura à Cruz (1912). A pesquisa anterior e a presente visam a futura publicação de um volume que será composto de história, narratividade, estética e cristologia do Primeiro Cinema.

Três Paixões: Pathè, Gaumont e Kalem (1902-1912). Um estudo comparado entre as três produções mais importantes sobre a Vida de Cristo no Primeiro Cinema.


Descrição: O objetivo neste projeto é fazer um trabalho comparativo entre as três produções mais importantes sobre a Paixão de Cristo no início do século XX, a Paixão da Pathè (Zecca, 1902), a Paixão da Gaumont (Guy, 1906) e From the Manger to the Cross (Olcott, 1912). Esses filmes possuem várias características em comum, no entanto, algumas diferenças estéticas e narrativas justificam um estudo pormenorizado. Exemplos disso são as abordagens bastante originais de Zecca, quando insere pela primeira vez, material fictício em seu filme, de Alice Guy, quando estabelece metáforas visuais em sua Paixão, e de Olcott, ao propor uma forma diferente de retratar os aspectos visíveis do transcendente. O tema da paixão de Cristo, e a manutenção da percepção cristológica, de que Jesus é o Cordeiro de Deus são os fatores que dão certa homogeneidade a esses filmes. Eles se localizam temporalmente num momento importante do desenvolvimento da narrativa em filme. São largamente distribuídos e vendidos, sobretudo, são paradigmáticos de uma forma de produção e estética que será confrontada com a clara ruptura estabelecida em todos os níveis por The King of Kings, de Cecil B. DeMille, em 1927. A análise comparativa contribuirá com a produção acadêmica, pois até há pouco tempo esses filmes não estavam disponíveis. A Paixão da Pathè e From the Manger to the Cross, foram lançados no formato DVD em 2005, e a Paixão da Gaumont, que jamais havia sido lançada no mercado de vídeos ou DVDs, tornou-se acessível na França em 2007. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Publicado o artigo Cristologia Fílmica

O artigo anteriormente citado aqui no Blog chamou atenção de duas importantes revistas, de áreas distintas, uma de comunicação e outra de teologia, o que nos deixou muito felizes. Aqueles que porventura desejarem conhecer o artigo na íntegra poderão acessar os sites da Revista Alceu, mantida pela PUC-Rio http://publique.rdc.puc-rio.br/revistaalceu/media/alceu_n17_Vadico.pdf ou da revista Estudos de Religião (no. 34) mantida pela Universidade Metodista http://editora.metodista.br/revista_rel_34.htm . Aproveitem para conhecer melhor essas duas tradicionais revistas em suas respectivas áreas.